Plano de Dissertação
PLANO DA TESE
ASSIS
2014
O planejamento preliminar para a composição da tese intitulada “Fotografia e imprensa: considerações sobre a sociedade colonial moçambicana (1921-1935)” prevê a formulação de quatro capítulos, naturalmente precedidos por uma introdução. Neste espaço inicial serão abordados o desenvolvimento da atividade colonizadora portuguesa na África antes do século XX e a construção da colônia de Moçambique.
O primeiro capítulo, por sua vez, remeterá especificamente ao recorte temporal estabelecido no trabalho e discutirá os assuntos levantados pelo Boletim da Agência Geral das
Colônias, com o intuito de analisar as estratégias de colonização idealizadas pelo governo português, bem como as particularidades e problemáticas referentes especificamente ao caso moçambicano. A partir de então, serão consideradas as manifestações dos próprios moradores do território africano. As fotografias presentes nos Álbuns Fotográficos e Descritivos da Colônia de Moçambique serão os objetos do segundo capítulo, no qual serão traçados questionamentos a respeito do conteúdo encontrado nas imagens e das representações sociais apresentadas nas mesmas pelos seus produtores.
Já o terceiro capítulo trará os pontos de vista de pessoas consideradas “assimiladas” por terem nascido na África, mas frequentemente se portarem de acordo com a conduta europeia. As observações desses sujeitos a respeito do mundo que os cercava serão apreendidas por meio do jornal O Brado Africano.
No último capítulo pretende-se relacionar os temas discutidos até então e analisar os pontos de aproximação e afastamento entre os discursos emanados das três fontes históricas pesquisadas. O confronto entre os objetos de estudo possibilitarão maiores esclarecimentos sobre os anseios, desapontamentos e expectativas dos diferentes grupos sociais presentes na dinâmica colonial moçambicana.