Tipagem Sanguínea - Sistema ABO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS
DISCIPLINA IMUNOHEMATOLOGIA
Aula prática: Classificação do sistema ABO Data: 05/03/2014
Amostras analisadas: 32 (sangue total), 1 (suspensão de amostra de sangue) e 1 (plasma).
I. Objetivo:
Determinar o tipo sanguíneo de duas amostras, por meio da presença ou ausência de uma reação de hemaglutinação, através do uso dos testes em lâmina e em tubo (classificação direta e reversa).
II. Procedimento: Teste em lâmina – Três lâminas de vidro foram nomeadas em Anti-A, Anti-B e Anti-AB. Em seguida, uma gota de cada antissoro foi adicionada em suas respectivas lâminas. Uma gota de amostra de sangue total (N° 32), previamente homogeneizada, foi adicionada ao lado de cada gota de antissoro. Um bastão de plástico foi usado para misturar o antissoro e o sangue. Foi aplicado um movimento circular nas três lâminas, e foi analisado, a olho desarmado, se haveria formação de aglutinação.
Teste em tubos (Classificação direta) – Três tubos de hemólise foram nomeados em Anti-A, Anti-B e Anti-AB. Uma gota de cada antissoro foi adicionada em seus respectivos tubos. Em seguida, foi adicionada uma gota da suspensão de amostra de sangue (N° 1), previamente preparada, em cada tubo. As amostras preparadas foram homogeneizadas suavemente, e centrifugadas (3.400 RPM) por 15 segundos. Os tubos que apresentaram aglomerados, na amostra de sangue, foram submetidos a uma leve agitação para a análise da presença ou ausência de aglutinação das hemácias.
Teste em tubos (Classificação reversa) – Dois tubos de hemólise foram nomeados em A e B. Uma gota das suspensões de células sanguíneas teste “A1” e “B” foram adicionadas, respectivamente, nos tubos A e B. Em seguida, duas gotas da amostra de plasma (N° 1), previamente preparada, foram adicionadas em cada tubo. As amostras