Plano de Contas
Plano de Contas é o principal instrumento de controle econômico-financeiro e patrimonial das empresas. Ele facilita o fornecimento de informações gerenciais, além disso, permite a uniformização das demonstrações contábeis e propicia informações para acompanhamento e análise do desempenho da empresa.
Como elaborar um plano de contas:
A montagem de um Plano de Contas deve ser personalizada, por empresa, já que os usuários de informações podem necessitar detalhamentos específicos, que um modelo de Plano de Contas geral pode não compreender.
Função e funcionamento das contas:
Caixa: a função é controlar as disponibilidades imediatas da empresa, mantidas em cofre. No funcionamento, devem ser registrados os recebimentos e pagamentos que ocorrerem no dia a dia.
Duplicatas a receber: A função é controlar os valores a receber da empresa, gerados pelas Vendas de Produtos, Mercadorias ou Serviços. No funcionamento, debita-se por ocasião da Venda a Prazo ou quando não ocorrer o recebimento imediatamente após a emissão da Nota Fiscal de Venda.Credita-se quando do recebimento da duplicata, pela anulação da venda (Devolução), por descontos ou reduções nos valores a receber por qualquer motivo e pela liquidação como incobrável.
Duplicatas a pagar: A função é registrar e controlar as obrigações decorrentes das demais contas a pagar a terceiros, tais como: serviços públicos, serviços ou honorários de terceiros a pagar, etc. No funcionamento, debita-se sempre que houver o pagamento da obrigação ou, ainda, pelo estorno ou cancelamento da operação que deu origem ao crédito.
Despesas com salários: A função é registrar e controlar as obrigações decorrentes das relações trabalhistas com os empregados, inerentes tanto aos salários quanto a férias, entre outros encargos. No funcionamento, debita-se sempre que houver a liquidação das obrigações com dinheiro, cheque ou crédito em conta ou, ainda, pelo estorno ou cancelamento da operação que