plano de contas
O QUE É UM PLANO DE CONTAS
O plano de contas é o conjunto de contas e registros que servem para demonstrar a parte contábil da empresa de forma que todas as contas ficam ramificadas. De maneira que se possa ver todas as particularidades da empresa. Sendo assim cada empresa desenvolve um plano de contas de acordo com suas necessidades. CONCEITO
Pode ser entendido como um elenco de todas as contas previstas pelo setor contábil da empresa como necessárias aos seus registros contábeis. Todas as vezes que procedermos à escrituração, precisaremos consultar esse Plano de Contas.
É uma peça na técnica de escrituração contábil que estabelece previamente a conduta a ser adotada no registro dos atos e fatos econômicos, através da exposição das contas em seus títulos, funções, funcionamento, grupamentos, análises, derivações, dilatações e reduções.
OBJETIVOS DO PLANO DE CONTAS
Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais:
1. atender às necessidades de informação da administração da empresa;
2. observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis (Lei n° 11.638/07 (chamada "Lei das S/A”);
3. adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, em especial às da legislação do Imposto de Renda.
COMPOSIÇÃO DO PLANO DE CONTAS
Um Plano de contas ideal poderá compor-se de três partes:
Elenco de Contas: consiste na relação das contas que serão utilizadas para o registro dos Fatos Administrativos decorrentes da gestão do patrimônio da empresa. O Elenco de Contas envolve a intitulação (nome) e o código de cada conta. Seja qual for o elenco de contas adotado pela entidade, a disposição e o agrupamento das contas devem obedecer às regras estabelecidas pela Lei 11.638/07.
Manual de Contas: é um quadro explicativo do