Argumentação e Silogismo
Uma certeza temos! O homem pratica a argumentação desde o momento em que se comunica.
Nesse sentido, tem um saber sobre ela.
A Argumentação busca ordenar um discurso, manipular opiniões e consciência, afirmando que tudo é argumentável. Na dissertação argumentativa, um dos grandes desafios é apresentar ideias fortes para comprovar seu ponto de vista.
Desenvolvemos este trabalho no âmbito da disciplina de Português, coube ao grupo, já identificado nos elementos pré – textuais, elaborar o presente trabalho, o qual gravita em torno do tema Silogismo.
Neste trabalho, o grupo, irá fazer uma abordagem em prol dos itens abaixo:
Silogismo e Regras do Silogismo;
Argumentação na Comunicação;
Elementos na Comunicação.
2- A ARGUMENTAÇÃO
Argumentar é a arte de convencer e persuadir. Convencer é saber gerenciar informação, é falar à razão do outro, demonstrando, provando. Significa vencer junto com o outro (com + vencer) e não contra o outro. Persuadir é saber gerenciar relação, é falar à emoção do outro. A origem dessa palavra está ligada à preposição per, ”por meio de” e a Suada, deusa romana da persuasão. Significava ”fazer algo por meio do auxílio divino”. Mas em que convencer se diferencia de persuadir?
Convencer é construir algo no campo das ideias. Quando convencemos alguém, esse alguém passa a pensar como nós. Persuadir é construir no terreno das emoções, é sensibilizar o outro para agir. Quando persuadimos alguém, esse alguém realiza algo que desejamos que ele realize. Muitas vezes, conseguimos convencer as pessoas, mas não conseguimos persuadi-las. Podemos convencer um filho de que o estudo é importante e, apesar disso, ele continuar negligenciando suas tarefas escolares. Podemos convencer um fumante de que o cigarro faz mal à saúde, e, apesar disso, ele continuar fumando. Algumas vezes, uma pessoa já está persuadida a fazer alguma coisa e precisa apenas ser convencida.