Plano de contas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CAMILA FONTENELE
MARINA FRUTUOSO
FRANCISCA THALITA
PLANO DE CONTAS
Trabalho apresentado como requisito de avaliação à disciplina de Contabilidade de Custos, do Curso de Administração do Centro Universitário Estácio do Ceará.
Professora: Roselene
FORTALEZA/CE
2012.2
FORTALEZA/CE
2012.2
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 03 2 PLANO DE CONTAS 04 3 A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CONTAS 04 4 CODIFICAÇÃO DO PLANO DE CONTAS 04 5 COMPOSIÇÃO DO PLANO DE CONTAS 04 5.1 Ativo 05 5.2 Passivo 05 5.3 Despesas 05 5.4 Receitas 05 6 SCIENTIFIC – SOLUÇÕES PARA SAÚDE 06 7 UMA HISTÓRIA DE SUCESSO 06 8 CONSIDERAÇÕES FINAIS 08 9 REFERÊNCIAS 09 10 ANEXOS 10
INTRODUÇÃO
Este é um trabalho de terceiro período, solicitado pela disciplina de Contabilidade de Custos, do curso de Administração do Centro Universitário Estácio de Sá, cujo objetivo é exercitar o aluno no estudo e conhecimento sobre o funcionamento do plano de contas de uma empresa visitando e entrevistando o contador para melhores informações.
O assunto a ser tratado tem por base uma pesquisa feita em uma empresa do ramo de seguimento hospitalar, que fornece equipamentos e materiais médicos hospitalares de altíssima qualidade.
Plano de Contas
É chamado Plano de Contas o conjunto de contas criado pelo contador, para atender às necessidades de registro dos fatos administrativos, de forma a possibilitar a construção dos principais relatórios contábeis e atender a todos os usuários da informação contábil.
O Plano de Contas é essencial para a empresa. É com base no plano de contas que o contabilista vai fazer a escrituração contábil da mesma. Cada instituição tem o seu plano de contas específico para ela. Portanto os planos não são iguais em todas as empresas. Cada plano tem que ser elaborado de acordo com as peculiaridades de cada empresa. Serve como guia e como orientador na escrituração.
Nenhuma entidade, pública e