Plano de classificação
O IRDEB, criado pela Lei Delegada nº 65, de 1º de Junho de 1983, sob a forma de fundação, e reorganizado pelas Leis nos 8.538, de 20 de dezembro de 2002, e 8.645, de 24 de julho de 2003, entidade vinculada à Secretaria da Cultura e Turismo, com personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, patrimônio próprio, sede e foro na Cidade do Salvador, Estado da Bahia, prazo de duração indeterminado, reger-se-á por seu Estatuto, este Regimento, pelas normas regulamentares que adotar e demais disposições legais pertinentes, tendo a missão de promover a promoção de atividades culturais e educativas, no âmbito do Estado, mediante a utilização de rádio, televisão e outras tecnologias, que se fizerem necessárias.
Missão do Irdeb - Art. 2º - O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia?" IRDEB tem por finalidade a promoção de atividades culturais e educativas, no âmbito do Estado, mediante a utilização de rádio, televisão e outras tecnologias, que se fizerem necessárias.
Visão
Até 2015, ser referência regional e nacional em gestão, tecnologia e conteúdo de comunicação interativa de interesse público.
Histórico
Em 1961, foi criado um projeto de educação à distância por rádio, através de convênio entre a Secretaria de Educação e Cultura do Estado e o Movimento de Educação de Base. Essa parceria deu início ao chamado Programa de Educação de Base. Com um trabalho pioneiro, o projeto era voltado a estudantes da capital e de diversas cidades do interior baiano, além de oferecer apoio e organização às comunidades.
Utilizando a logística e estrutura já criada, somada à primeira década de experiência, foi fundado, em Salvador, o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), em 04 de dezembro de 1969, que deu continuidade ao trabalho de educação radiofônica e passou a desenvolver um das primeiras ações no Brasil, nesse campo de comunicação, voltadas para a formação de