nomenclaturas iupac
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CÂMPUS CERES BACHARELADO EM AGRONOMIA
QUIMICA ORGANICA
CARLOS RODRIGUES DA SILVA FILHO
PEDRO HENRIQUE MARTINS CINTRA
TIAGO HENRIQUE ALVES
CERES/GO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CÂMPUS CERES
BACHARELADO EM AGRONOMIA
NOMENCLATURAS IUPAC
CERES/GO
INTRODUÇÃO
A nomenclatura, conhecida por nomenclatura IUPAC, trata-se de um sistema para nomeação de todos os compostos químicos, de modo universal, ou seja, com validade em todos os países do mundo. É desenvolvida e mantida pela IUPAC. O conjunto de regras para se nomear um composto de natureza orgânica ou inorgânica está contido em duas publicações, as quais são conhecidas como Livro Azul e Livro Vermelho, respectivamente. Já o conjunto de recomendações para a utilização dos símbolos químicos está em uma terceira publicação, conhecida como o Livro Verde, enquanto que o termo técnico utilizados na Química encontra-se em uma quarta publicação, conhecida como o Livro Dourado.
A nomenclatura oficial da IUPAC leva em consideração o número de Carbonos, os tipos de ligações entre eles e a função a que pertencem às substâncias. Assim, o nome de uma cadeia aberta normal é composto por três partes: um prefixo, que indica o número de átomos presentes na cadeia, um intermediário, que indica o tipo de ligação entre os átomos de Carbono, e um sufixo, que indica a função a que pertence o composto orgânico.
Uma nomenclatura trivial será muitas vezes suficiente para identificar um composto em um conjunto particular de circunstâncias. Para citar um exemplo, o NaCl é denominado cloreto de sódio, nomenclatura indicada pela IUPAC, que traz a natureza do cátion (sódio) e do ânion (cloreto), este sempre no início. Entretanto, nomes corriqueiros, como sal de cozinha, são também muito