plano de carreira
Passo 1: reflita sobre o que você deseja, escolha a profissão ou área do mercado que você quer trabalhar. Nesse momento é importante que você leve em conta o que mais te agrada, quais são as suas preferências. Faça pesquisa sobre profissões, leia revistas especializadas e até converse com profissionais da área. O primeiro passo deve ter total atenção, porque é baseado nele que você vai criar o seu plano. Depois defina um objetivo mais específico: "Me tornar executivo de uma multinacional", "Ser uma empreendedora de sucesso".
Passo 2: em relação ao objetivo final faça uma análise sobre o que será necessário para alcançar a meta: Que tipo de curso eu preciso? Quais experiências profissionais me trarão os aprendizados necessários? Através dessas respostas você terá a base do plano e o que deve ser feito.
Passo 3: é nesse momento que você deve começar a dar prazos para as metas: "até 2013 aprender o inglês necessário para as reuniões internacionais", "procurar cursos que me façam perder a timidez e o medo de falar em público."
Passo 4: tenha o seu plano de carreira sempre em mente e faça as mudanças sempre que achar necessário ou preciso. O mundo muda o tempo todo e os sonhos também estão sujeitos a alterações e adaptações.
O plano de carreira funciona desde que o profissional seja disciplinado, tenha determinação, paciência e abra mão das facilidades para alcançar seus objetivos. Os funcionários que criam um plano de carreira se tornam mais focados, agem mais rápido, têm mais dedicação, buscam mais conhecimentos e trabalham melhor em