Plano de Carreira e Plano de Desligamento Voluntário
O plano de carreira é um mecanismo de valorização dos colaboradores de qualquer meio de trabalho, seja no funcionalismo público, ou na esfera privada. Assim, evita-se problemas como as greves de trabalhadores, já que os mesmos conhecem antecipadamente a progressão que terão em seus cargos.
Portanto, o colaborador poderá traçar caminhos que o levem ao patamar salarial que pretenda, tornando-se mais satisfeito dentro da empresa e gerando resultados mais satisfatórios.
Do ponto de vista do Departamento de Recursos Humanos o plano de carreira é uma importante ferramenta que evita uma constante rotatividade de trabalhadores, trazendo maior estabilidades para o ambiente de trabalho a curto, médio e longo prazo, uma vez que os executivos poderão planejar e obter resultados sólidos, dado a formação do corpo técnico ser estável, e infere-se que satisfeita.
De um modo geral, os planos de carreira são organizados assim:
- Verticalmente: O colaborador progride de acordo com o seu nível acadêmico. Exemplo: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Superior, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado. Observação: Há casos em que este exemplo não se encaixa, e a progressão vertical, se dá por meio de cursos complementares à categoria profissional.
- Horizontalmente: O colaborador progride conforme o tempo de casa, nas empresas privadas, ou conforme o tempo de serviço efetivo, no caso da carreira pública. Ou seja, são enquadrados em escalas de remuneração conforme o tempo. Exemplo: Há casos em que a cada um ano o colaborador sobe um degrau na escada.
Concluindo, o plano de carreira é um importante mecanismo que visa manter a estabilidade do corpo de funcionários, e ao mesmo tempo incentivar que os colaboradores se qualifiquem cada vez mais, produzindo um serviço de qualidade e fazendo jus aos reajustes salariais.
Plano de Desligamento Voluntário
Também conhecido como PDV, o Plano de Desligamento Voluntário é um outro artifício utilizado por