case Westwood Publishing
Como o case Westwood Publishing nos mostra, nem sempre a gestão da empresa é responsável pelos problemas e desafios que ela enfrenta. É extremamente importante que Dan Cassidy mantivesse um contato direto com o departamento de contas para saber a real necessidade de tomar determinadas medidas, como o programa de desligamento voluntário e a aposentadoria antecipada. Seria imprescindível que ele administrasse adequadamente a comunicação da empresa com os funcionários, mantendo-os informados sobre os fatos que afetam a empresa, receber possíveis sugestões dos que futuramente seriam afetados, sugestões e comunicação através de ouvidoria, caixa de sugestões, boletins informativos... Bem como sobre as medidas que estão em jogo. Dessa maneira, consegue-se neutralizar os impactos negativos de rumores e informações imprecisas.
2 - Será que o pessoal da comunicação empresarial deveria participar da elaboração da estratégia de apresentação do plano de desligamento voluntário e o pacote de aposentadoria antecipada aos funcionários? Explique.
Sim, até porque o vice-presidente de comunicação empresarial da Westwood Publishing seria um dos vários afetados pelo plano de reduzir a força de trabalho. Nada seria mais justo que envolver pessoas experientes, ligadas diretamente ao setor de comunicação, e posteriormente ser criada a estratégia a ser apresentada ao público no geral. Linda Bosworth tem que agir com sinceridade e análise crítica com essas pessoas que iniciaram e acompanharam desde o início o crescimento da Westwood Publishing. A empresa deve cuidar para que os desligamentos não tragam elementos negativos para dentro da organização. A forma de conduzir a demissão é de grande importância para a mensagem que a empresa passa para todos, cuidando para que ocorra tudo de forma mais transparente possível e com maior envolvimento de todos, para que depois não enxerguem o ato como algo