creche
JANEIRO / 2009
Programa Radial Estácio de Pesquisa e Iniciação Científica da
Faculdade Estácio Radial de Curitiba
Definição:
A iniciação científica é um instrumento que introduz o estudante de graduação com potencial promissor na prática da pesquisa científica. É o primeiro contato direto do estudante com a atividade científica que o leva a se engajar na pesquisa, tendo oportunidade de estudar e desenvolver um determinado tema, usando as metodologias adequadas, sempre sob a orientação e supervisão de um professor orientador. A iniciação científica caracteriza-se, portanto como um meio da realização de um projeto de pesquisa, contribuindo também para a formação de uma nova mentalidade no aluno, levando-o a conhecer e aplicar a metodologia científica.
O Cenário da Iniciação Científica nas Instituições de Ensino Superior
O investimento em pesquisa nas universidades brasileiras, mesmo nas instituições públicas, ainda é incipiente considerando-se as diretrizes para a Educação Superior que colocam Ensino, Extensão e Pesquisa como funções essenciais das
Universidades e dos Centros Universitários.
Embora a Faculdade Estácio Radial de Curitiba não seja um centro universitário, ela reconhece o papel prioritário que a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico desempenham na busca de soluções para diversos problemas da nossa sociedade e, por isso, tem se preocupado em colaborar com o processo de desenvolvimento e universalização da investigação científica. Uma de suas iniciativas, nesse sentido, é a estruturação do seu programa de iniciação científica, atividades complementares, projetos integrados, de maneira a garantir o investimento em todas as funções de uma instituição que persegue o compromisso do cumprimento de seu papel na sociedade: Ensino, Extensão e Pesquisa.
3
Diretrizes e normas para o Desenvolvimento do Programa
Radial Estácio de Pesquisa e Iniciação Científica - PREPIC
I. Metas