PLANO DE AÇÃO
SUMÁRIO
7- RECURSOS HUMANOS...............................................................................10
8-AVALIAÇÃO..................................................................................................10
9-CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO....................................................................10
10-BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA.................................................................11
APRESENTAÇÃO
Este trabalho tem a violência sexual contra crianças e adolescentes como objeto de intervenção e pretende abordar um problema especialmente.
A violência sexual contra crianças e adolescentes, assim como outros tipos de violência, é um ato de abuso de poder e não simplesmente um ato sexual. Mais do que a satisfação do desejo sexual, o abuso é um ato de violência e desejo de dominação que ocorre muitas vezes no âmbito familiar que é uma das violências mais difíceis de serem abordadas e enfrentadas, pois ocorre num ambiente do qual se espera proteção aos membros, especialmente às crianças. No nosso imaginário, pais e mães são naturalmente protetores, contudo há pesquisas que evidenciam que crianças e adolescentes são abusadas sexualmente em suas famílias, diuturnamente. Estudos existentes nos indicam que, no Brasil, o abuso sexual praticado por adultos contra crianças e adolescentes é um fenômeno social grave.
(AZEVEDO & GUERRA, 1988; SAFFIOTI, 1997; TELES, 2002; SCHMICKLER,2006).
As propostas aqui apresentadas terão como foco as famílias, indivíduos e grupos vítimas de violência ou violação de direitos, assim como o trabalho em conjunto com toda rede socioassistencial na prevenção e orientação quanto as mais diversas situações de violações de direitos sofridas pelos grupos mais fragilizados, que apresentam vínculos familiares e