texto
PROF. exemplo
RESUMO
A historia da engenharia nos levando a entender os profissionais e suas competências da atualidade, o conceito da ética inserido no ramo da engenharia nos mostra as responsabilidades que acarretam a profissão.
Palavras-chave: Engenharia, Responsabilidades, Ética
1.0 INTRODUÇÃO
Falar sobre engenharia e ética envolve uma reflexão sobre o papel do engenheiro mundo, sobre as reais necessidades humanas e como estes profissionais são responsáveis pela organização da sociedade. Por meio deste vamos analisar desde a historia ate a atualidade entendendo como como esses profissionais devem agir de acordo com a ética e a importância que isso reflete na sociedade. 2
2.0 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
2.1 – SURGIMENTO DA ENGENHARIA
A história da Engenharia confunde-se com a história da própria humanidade e teve início há milhões de anos. Os primeiros hominídeos carnívoros não possuíam dentes ou garras afiados e necessitavam de alguma ajuda para superar esse problema. Isto os forçou à fabricar ferramentas de pedra lascada. Cada uma dessas invenções deu sequência a engenharia, usada para desenvolver ferramentas e objetos utilitários.
Com a evolução foram surgindo a agricultura, o domínio do fogo, a fala, a domesticação de animais, não havia assim mais necessidade de mudanças frequentes do local e de residência para obtenção de alimentos. Nesse momento certamente nascia os primeiros engenheiros. A prova disso são restos de alguns destes vilarejos construídos de tijolos e pedras.
As primeiras civilizações propriamente ditas que se tem conhecimento surgiram entre os anos 3.500 a.C., e a primeira delas é a Suméria, no sul da Mesopotâmia, depois, sinais de civilização podem ser vistos também no Egito. Os egípcios primitivos dominavam várias técnicas dentre as quais, as de construção de barcos de junco, de trabalhar pedra dura, de moldar o cobre, além de dominarem técnicas de