Plano de ação sindicato
Imaginem que vocês estão numa reunião da comissão de fábrica. Os participantes da simulação devem definir quem, de um lado, fará o papel dos membros da comissão e, de outro, dos ativistas do chão de fábrica e outros sindicalistas.
Tão logo os participantes estejam divididos em grupos, os membros da comissão iniciarão a discussão do plano de ação tentando envolver todos os Trabalhadores e sindicalistas presentes.
Ao envolvê-los na elaboração do plano de ação é importante fazer com que todos possam se expressar sobre os problemas que a comissão deve incluir no plano. Para isto os membros da comissão devem pedir a todos (Trabalhadores, sindicalistas e membros da comissão) responder individualmente as seguintes perguntas:
1) Em quais problemas o Sindicato deve focar sua atenção no próximo ano?
• nos problemas colocados pela direção da empresa? Se a resposta é “sim”, em quais concretamente. • nos problemas levantados pelos
Trabalhadores? Se a resposta é “sim”, em quais concretamente. As respostas obtidas durante esta sessão formarão a lista de problemas existentes. Eles deverão ser concretizados e distribuídos de acordo com grau de prioridade. No começo podemos usar uma nova pergunta para determinar os problemas de maior prioridade.
2) Qual dos problemas você considera como o mais importante e quais são os seus argumentos ao determinar o grau da prioridade?
Baseando-se nas respostas à pergunta número
2, o coordenador da reunião faz a lista de problemas de maior prioridade. Depois disso o grupo passa a analisar cada um dos problemas separadamente, usando as perguntas abaixo.
Conteúdo
1) Definição do problema
• Qual é o conteúdo concreto dele?
2) Qual é a causa inicial do problema.
• Por que é que ele surgiu?
• Quais são os aspectos do problema que vocês possam destacar?
• Há alguma ligação entre estes e os demais problemas?
3) Definição do responsável pela resolução do problema.
• Que pessoa ou que