Projeto de pesquisa
INTRODUÇÃO:
Como as demais instituições sociais, a família e a escola passam por mudanças que redefinem sua estrutura, seu significado e o seu papel na sociedade. Com isso, os papéis da escola foram ampliados para dar conta das novas demandas da família e da sociedade. Esse é um fato que deve, necessariamente, ser levado em consideração quando se trabalha com a escola. Negá-lo é agir fora da realidade e não obter resultados satisfatórios. A família e a escola são parceiras fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreçam o sucesso escolar das crianças. E é obrigação dos pais matricularem seu filho e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar. Sob esta perspectiva propõe-se com esta pesquisa desenvolver um estudo capaz de compreender como os professores pensam a participação dos pais na escola e se ela é realmente importante; se existem conflitos presentes na relação família/escola com relação a seus papéis no processo de formação da criança.
PROBLEMA: Porque é importante a parceria entre a família e a escola na vida escolar da criança?
JUSTIFICATIVA: O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais são considerados componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola. Pensando nisso há a necessidade de se estudar a relação família/escola, onde o educador se esmera em considerar o educando, não perdendo de vista a globalidade da pessoa, percebendo que, a criança, quando ingressa no sistema escolar não deixa de ser filho, irmão, amigo, etc. A necessidade de se construir uma relação escola e família, deve ser para planejar, estabelecer compromissos e acordos mínimos