Plano De Aula
Professora: Taise Monteiro Campos Lima
Turma: CN 2001
Alunos: Erick Lorosa Iorio Macedo
Hugo César de Almeida Silva
Yure Alves
Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa
Plano de aula
Nova Iguaçu
Junho/ 2014
Parâmetros Curriculares Nacionais
3º objetivo: Conhecer e respeitar as variedades linguisticas do português falado
Público Alvo: Fundamental – 3º ano / 2ª série
Conteúdo: • Sotaques
Objetivo:
• Conhecer e respeitar as variedades linguisticas do português falado
Estratégia / Procedimento
• Apresentar um artigo com as histórias dos diversos sotaques para que os alunos possam ver que não só porque somos brasileiros que falamos iguais uns aos outros; • Desenvolver no aluno que tem sotaque diferenciado uma maior facilidade de entendimento na comunicação e na escrita; • Assimilar as diferenças entre os sotaques e expor em uma folha as semelhanças do sentido entre o nosso Estado e o Estado nativo da criança.
Recursos: • Folha A4, lápis, cartaz com o artigo das histórias.
Avaliação:
• Observar a oralidade dos alunos no decorrer da aula e a escrita delas.
Pequeno artigo sobre sotaques
Você sabe o que é sotaque? Bom, se você não sabe a definição exata da palavra, certamente seus ouvidos já experimentaram a sensação de ouvir um jeito de falar diferente. Chamamos de sotaque o tom, inflexão ou pronúncia particular de cada indivíduo ou de cada região.
Se você já teve a oportunidade de viajar para diferentes regiões do país, sabe bem do que estamos falando. Aliás, nem é preciso sair de casa para perceber as variações de sotaque na língua portuguesa, já que esse jeito de falar particular pode ser percebido através de veículos como a televisão e o rádio, nos quais a oralidade é a modalidade vigente. Cada estado brasileiro apresenta peculiaridades na fala, pois apesar de compartilharmos o mesmo idioma,