plano de aula
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE
Nome da escola: Amadeu da Luz Diretor(a): José de Alencar Coordenador(a): Machado de Assis Professor(a) Regente: Costinha Turma: 6° ano Período: Matutino
Nome do(a) Estagiário(a): Senhor Creison
Turma: 123
CONTEÚDO:
Classificação das palavras quanto à sílaba tônica (oxítona, paroxítona e proparoxítona).
TEMPO:
Uma aula de 45 minutos.
OBJETIVOS:
Classificar as palavras de acordo com a quantidade de sílabas (monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas);
Identificar as sílabas tônica e átona das palavras;
Reconhecer as palavras como oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
Diferenciar as palavras de acordo com a tonicidade da sílaba;
Relacionar a pronúncia correta das palavras com a tonicidade da sílaba.
RECURSOS:
Quadro, giz, folhas de ofício, jornal, tesoura, cola, caneta e lápis.
Metodologia:
Iniciar a aula apresentando no quadro, ou em cartaz ou em fichas, palavras que possuam a sílaba tônica em diferentes posições: última (Paletó), penúltima (Palito), antepenúltima (Pálido). Chamar a atenção dos alunos para que observem que as palavras possuem sempre uma sílaba forte. Explicar aos alunos que as palavras de uma língua, de acordo com a posição da sílaba tônica, possuem classificações diferenciadas.
Diferenciar, com exemplos, esta classificação, qual seja, palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Salientar que as palavras possuem somente esta classificação, portanto nenhuma palavra, na língua portuguesa, possui a sílaba forte, ou seja, acentuada antes da antepenúltima sílaba. Mostrar para o aluno como computamos (sempre contamos de trás para frente), deixando os alunos contarem indicando a sílaba tônica de algumas palavras.
Após a explicação e diferenciação da classificação das palavras, entregar duas a quatro folhas de jornal para os discentes. Estes desenvolverão uma atividade, em dupla, a ser entregue ao final da aula.
Conduzir a aula de modo a auxiliar no desenvolvimento da