Relatório
De
Física
Pratica 01:
Manuseio de um bico de Bunsen e aquecimento de tubos de ensaio .
Introdução este relatório é referente a primeira aula pratica e estaremos apresentando como foi realizar o manuseio do bico de Bunsen e o aquecimento do tubo de ensaio e béquer . Para que possam entender o que ocorreu nesta aula pratica iremos fazer um breve apanhado sobre é bico de bunsen e aquecimento do tubos de ensaio e béquer a seguir.
O bico de Bunsen é utilizado no laboratório como fonte de calor para diversas finalidades, como: aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidro entre outros. Possui como combustível normalmente G.L.P (butano e propano) e como comburente oxigênio do ar atmosférico que em proporção otimizada permite obter uma chama de alto poder energético.
O tubo de ensaio com líquidos podem ser aquecidos diretamente na chama do bico de Bunsen. A chama deve ser média e o tubo deve estar seco por fora, para evitar que se quebre ao ser aquecido. O tubo deve ficar virado para a parede ou numa direção em que não possa atinja ninguém segura se o tubo próximo de sua boca, pela pinça de madeira e agita-se brandamente, para evitar superaquecimento do líquido.
Se for aquecer um béquer ou algum outro frasco de vidro precisar ser aquecido com algum líquido, sempre colocar sobre um tripé contendo uma tela de amianto ou sobre um anel, adaptado a um suporte universal, em uma altura conveniente; neste caso, não se esqueça, de colocar uma tela de amianto sobre o anel a fim de evitar danos ao frasco sob aquecimento direto.
Sendo assim mencionado um breve resumo de cada equipamento que iremos utilizar nos nossos experimentos seguiremos logo abaixo explicando cada um.
Objetivos
Aprender a utilizar o bico de Bunsen.
Aprender a aquecer tubos de ensaio e béquer em laboratório.
Materiais utilizado:
1. Bico de Bunsen
2. Tripé de ferro
3. Tela de amianto
4. Suporte universal
5. Tubo de ensaio
6. Anel de ferro
7. Pinça de madeira
8.