DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA WOOD FRAME PARA HABITA ES DE INTERESSE SOCIAL
Interesse Social
INTRODUÇÃO
Reportagem de julho/2011 do Estado de São Paulo afirma que das 1 milhão de residências do
Programa Minha Casa, Minha Vida, apenas 333.209 haviam sido entregues até aquele momento, evidenciando dificuldade em atingir as metas propostas pelo programa segundo o modelo convencional de construção. Esta dificuldade sentida pela cadeia é verificada em trecho publicado no mesmo mês pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, em que o diretor de uma construtora do setor (Roberto Senna, Direcional Engenharia) afirma que desenvolver moradias para a população que ganha até R$ 1,6 mil por mês é um desafio: "o preço continua apertado e ainda é difícil viabilizar empreendimentos para essa faixa de renda”. Assim se visualiza a demanda por sistemas habitacionais inovadores que: reduzam prazos de execução – outro limitante à contratação de empreendimentos nesses programas; ofereçam qualidade – em termos práticos significa o atendimento da nova Norma de Desempenho para Edificações; com custo competitivo – em que se pese a tendência de crescimento dos custos da construção, principalmente os relacionados à escassez de mão-de-obra; e tomando como meio os princípios da sustentabilidade – a indústria da construção é responsável por 40% do consumo de energia mundial e por 40% das emissões de CO2 no mundo (FERRAZ, 2008).
CONCEPÇÃO E OBJETIVOS
O Sistema Construtivo concebido utiliza a tecnologia Wood frame e industrialização das atividades construtivas. Dentro do sistema construtivo a fundação é normalmente feita em sistema Radier, e é bastante simplificada devido ao baixo peso dos componentes do sistema como um todo.
A figura 1 mostra como é composta uma parede de Wood Frame.
Fig. 1 – Composição do painel Wood Frame
A estrutura de madeira é produzida em Pinus oriundo de florestas plantadas e certificadas. Todas as peças são tratadas de acordo com a norma NBR7190 garantindo a durabilidade por