Plano de Aula
Tema: A diversidade Cultural brasileira
Tempo: 4 aulas de 50 minutos
Ponto de conteúdo: Os negros trazidos para o Brasil.
Metologia: A aula será a continuação de uma aula sobre a diversidade brasileira. O tema do dia será sobre os negros trazidos ao Brasil, suas origens e culturas.
Iniciar a aula com o filme “Kiriku e a feiticeira”.
Fazer uma breve discussão pedindo a opinião dos alunos sobre o filme.
Após a discussão, explicar sobre a cultura africana, regiões, religiões, músicas, comidas, e o motivo deles terem sido trazidos ao Brasil.
Explorar esse conteúdo no livro didático.
Material necessário: Mídia com o filme, aparelho de DVD, televisão e o livro didático.
Resultados esperados: Trazer aos alunos a reflexão sobre a valorização da cultura africana para que eles a reconheçam a presença dela na formação da cultura brasileira.
O respeito pelas várias etnias.
Kiriku e a feiticeira
“Kiriku é um longa-metragem de animação franco-belga de 1998 dirigido por Miguel Ocelot. Retrata uma lenda africana, em que um recém-nascido superdotado que sabe falar, andar e correr muito rápido se incumbe de salvar a sua aldeia de Karabá, uma feiticeira terrível que deu fim a todos os guerreiros da aldeia, secou a sua fonte d'água e roubou todo o ouro das mulheres. Kiriku é tratado de forma ambígua pelas pessoas de sua aldeia, por ser um bebê, é desprezado pelos mais velhos quando tenta ajudá-los, porém, quando realiza atos heróicos, suas façanhas são muito comemoradas. “