Geoprocessamento utilizando matrizes
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CÁTEDRA DE ÁLGEBRA LINEAR COM GEOMETRIA ANALÍTICA
GEOPROCESSAMENTO UTILIZANDO MATRIZES
NATAL - RN
10/06/2010
TURMA:
SIS3NA 2010
ALUNOS:
EDUARDO MOREIRA DA SILVA
THIAGO VITORINO
PROFERSSOR:
JOILSON RÊGO
Introdução: Geoprocessamento é basicamente o processamento informatizado de dados georeferenciados. É utilizado por programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (cartas topográficas, plantas e mapas) e informações que se possa associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas. Pode ser utilizado para diversas aplicações. O geoprocessamento é muito útil e utilizado atualmente, com ele é possível criar programas que calculam rotas, distâncias, tempo médio de deslocamento de uma cidade pra outra, caminho mais rápido, entre outras facilidades através da geração de dados e informações geradas através de um mapa. O objetivo deste trabalho é mostrar detalhadamente como isso funciona e expor exemplos práticos sobre o tema.
Geoprocessamento: Geoprocessamento representa a área do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para tratar a informação geográfica.
Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são as ferramentas computacionais para Geoprocessamento, integrando dados de diversas fontes em bancos de dados geo-referenciados de forma a agilizar um processo e operações cartográficas.
Visão geral do Geoprocessamento: Produção de mapas, banco de dados e analise espacial.
Utilização:
Os SIG permitem compatibilizar a informação proveniente de diversas fontes, como informação de sensores espaciais (detecção remota /sensoriamento remoto), informação recolhida com GPS ou obtida com os métodos tradicionais da Topografia.
Entre as questões em que um SIG pode ter um papel importante encontram-se: