GESTÃO, SEUS ENFOQUES E AS INFLUENCIAS PARA O CAMPO EDUCACIONAL
Jéssica Mesquita
Sandra Fernandes
Tais Costa
Resumo O presente artigo apresentará diversos modelos e enfoques de gestões e discutirá o quanto cada modo de ser pode influir na organização do ensino e da escola, passando pela distribuição das funções administrativas e discutindo a cerca do maior desafio atual, a gestão trabalhando e fortalecendo a inclusão escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Gestão. Administrativo.
1- INTRODUÇÃO
A busca pela organização mesmo que por vezes falha é uma constante do ser humano, hora com objetivo da melhoria, hora pela necessidade em si de um funcionamento, que seja mecânico ou não dependendo do gestor. Peça chave para um bom funcionamento de uma gestão é sua equipe administrativa, essa que deve ser bem formada e seus papéis esclarecidos e divididos de maneira onde todos cumpram seus deveres. O desafio de uma gestão educacional que funcione se expande em todo país e se torna mais plausível, real e difícil quando citamos gestões locais, focadas e limitadas a uma escola e todos seus problemas e novos contextos sociais
A busca do conhecimento cientifico e tecnológico na administração pública e na Gestão da educação é uma constante na história das instituições políticas e sociais dos países da América Latina. Essa busca se manifesta historicamente tantos das tentativas de importação de modelos estrangeiros como nos esforços de criação de soluções nacionais. (SANDER, 97)
2 – OS 5 ENFOQUES ADMINISTRATIVOS
São as teorias organizacionais e administrativas adotadas na educação latino-americana ao longo de sua história (Sander, 1997)
Enfoque Jurídico - Do período colonial até as primeiras décadas do século XX a administração baseava-se neste enfoque normativo o que deixa mais explicito as influencias, europeias e romanas. Por isso, segundo Sander (1997): as publicações pedagógicas do período colonial refletem a influencia simultânea da filosofia ecolástica, do