Cenar
André Azevedo1
Gustavo Furtado2
Tannae Anderly3
Resumo
O presente trabalho estuda a expansão das cidades sobre o meio natural e suas relações com a sociedade. Para isso, utiliza as técnicas de Geoprocessamento com o intuito de mapeamento da bacia do Córrego do Monjolo, na cidade de Patos de Minas. Para os mapas e análises realizados, utilizou principalmente, imagens de satélites do Google Earth. O processamento digital de imagens e os mapeamentos foram elaborados no Software QGIS. Após as análises , constatou-se a necessidade de preservação , principalmente pelo fato de o mesmo estar em uma área urbana e ser uma área de instabilidade.
Palavras-chave: Geoprocessamento; Bacia; Córrego do Monjolo; Espaço urbano; Patos de Minas;
Abstract
This paper studies the expansion of cities on the natural environment and its relationship with society . It uses the techniques of GIS with the aim of mapping of the stream Monjolo basin in the city of Patos de Minas . For maps and analyzes conducted mainly used satellite images from Google Earth . The digital image processing and mapping software were developed in QGIS . After analysis , we found the need for preservation, mainly because of the same being in an urban area and is an area of instability .
Introdução
O crescimento urbano e o êxodo rural nos países em desenvolvimento ocasionaram uma ocupação urbana rápida e descontrolada. Com isso, surgiram problemas de infraestrutura urbana, como a ocupação das planícies de inundação dos corpos de água, a impermeabilização do solo, o aumento da geração de resíduos sólidos, falta de saneamento , assoreamento de rios e também problemas sociais como qualidade de transporte. Atualmente se tem buscado métodos para ajudar a interromper esses desastres , estabelecendo as bacias como uma unidade de análise.
Essas condições, já elencadas, geram problemas para a população e para o meio ambiente. Algumas ferramentas de