maquiavel
Nicolau Maquiavel foi um pensador flor entino que viveu no per íodo r enascentista e escr eveu o livr o intitulado O
Pr íncipe, dedicado a Lour enço de Médici. Nessa obr a, o autor suger iu as condições necessár ias par a que um sober ano absoluto fosse capaz de conquistar , r einar e, pr incipalmente, manter seu poder . O mais complexo par a um sober ano, na visão de Maquiavel, er a a manutenção do poder de um r ei.
Em suas obser vações, Maquiavel acr editava que a boa administr ação do sober ano dependia de uma ar ticulação política r ígida e de muita sabedor ia, ligadas às car acter ísticas pessoais, como a ousadia, a sagacidade, a per spicácia e o car isma. O pensador flor entino sustentava a ideia de que o bom exer cício da vida política dependia da felicidade do homem e da sociedade, pois nenhum pr íncipe, mesmo o mais sábio, podia ser tão sábio quanto o povo.
Maquiavel fez de O Pr íncipe um manual de ação política, cujo objetivo maior er a a concr etização de um poder absoluto, inabalável. Na obr a, ele disser tou sobr e como dever ia ser o poder político exer cido sobr e um ter r itór io e uma população, estabeleceu formas de r elacionamento do monar ca par a com a nobr eza, o cler o, o povo e seu ministér io.
Maquiavel levantou a seguinte dúvida: é melhor ser amado que temido ou temido que amado? Segundo o autor , desejam se ambas as coisas: ser amado e temido ser ia o ideal, mas como é difícil ter ambas, se for necessár io r enunciar a uma, é muito mais segur o ser temido do que amado... pois, dos homens, em ger al,