Plano de Aula
Turma: Crianças de 8 a 14 anos.
Data: 29 de março de 2014.
Horário: 14 as 16 h.
Professor / Estagiários (a): Anderson e Cicero.
Componente: Educação Física – Atletismo.
CONTEÚDO:
Fisiologia do coração
Frequência cardíaca
Corridas de atletismo
OBJETIVO GERAL:
Compreender a relação entre a intensidade do exercício e a alteração na frequência cardíaca;
Entender a frequência cardíaca como um indicador da intensidade dos exercícios, o gasto de energia e o nível de condicionamento físico;
Ampliar a noção de coletividade;
Mostrar que todos podem jogar sem que haja perdedores;
Oportunizar a discussão entre o grupo.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Fazer uma roda e apresentar as expectativas de aprendizagem aos alunos. Para descobrir o que a turma já sabe, elaborar perguntas como:
-Quem sabe o que é frequência cardíaca?
-Qual é a relação entre frequência cardíaca e exercício físico?
-Como medimos a frequência cardíaca?
-O que acontece com o nosso coração quando praticamos exercício?
Registrar as respostas para acompanhar o trabalho e a evolução do conhecimento das crianças sobre o tema. Explicar detalhadamente qual será a rotina da aula. É que os alunos saibam com clareza que participarão de uma atividade que envolve corridas de velocidade e resistência e que deverão medir e registrar a frequência cardíaca antes e após as corridas. Para isso todas receberão o cartão da frequência e um lápis.
Para realizar a medição terá que colocar os dedos indicador e médio da mão esquerda na artéria radial (região do pulso direito, abaixo do dedão). Ou colocar os dedos na artéria carótida, no pescoço. Conte as pulsações durante 10 segundos e multiplique por 6 ou conte as pulsações durante 15 segundos e multiplique por 4 para indicar os batimentos cardíacos por um minuto.
1º Momento - Todos os alunos devem medir sua frequência em repouso, isto é, antes de iniciar o exercício, e anotar no cartão. É importante que os alunos