Eutanasia
A palavra Eutanasia deriva do grego Euthanatos,"Eu", que significa "bom",e "Thanatos",que significa "morte",podendo ser traduzida como "boa morte". Eutanasia significa sistema que procura dar morte sem sofrimento a um doente incuravel e consiste no ato de facultar a morte normalmente associado a um imenso sofrimento fisico e psiquico. Esse sistema e proibido em varios paises,inclusive no Brasil,onde a pratica da Eutanasia e considerada homicidio.
Esse é considerado um assunto controverso existindo sempre prós e contras em relação as teorias eventualmente mutáveis com o tempo e a evolução da sociedade, tendo sempre em conta o valor de uma vida humana. Sendo Eutanasia um conceito muito vasto, distiguem-se aqui os varios tipos e valores intrinsecamente associados: Eutanasia, Distanasia, Ortotanasia, a propria morte e a dignidade humana. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a Eutanasia pode ser divida em dois grupos: a " Eutanasia ativa " e a " Eutanasia passiva" .
A Eutanasia sob a otica religiosa Religião católica
A posição da Igreja Católica em relação a Eutanasia tem sido expressa nas declarações dos papas e em outros documentos, partindo-se da prescriçao normativa ìnsita no decálogo "nao matarás",como se observa adiante.
Toda forma de Eutanasia direta ,isto é, a administraçao de narcoticos para provocarem ou causarem a morte , è ilicita porque se pretende dispor diretamente da vida . Um dos principios fundamentais da moral natural e crista è que o homem nao è senhor e proprietario , mas apenas usufrutuario de disposicao direta que visa abreviacao da vida como fim e como meio .
Religiao Judaica
Para o judaismo, o homem nao tem disponibilidade da vida e do proprio corpo, pertencentes a Deus , que è o arbitro . A vida e considerada um dom de valor infinito e indivisivel , incexistindo diferenca moral entre a