plano de aula
Discutir o termo "apropriação" nas artes visuais: semântica e utilização.
Distinguir o termo "apropriação" de "plágio".
Reconhecer, em obras de arte de diferentes artistas, a utilização do recurso da "apropriação" como manobra expressiva, de incorporação e linguagem artística.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saber que na Arte Moderna e, em especial, na Contemporânea, artistas extrapolam as regras tradicionais acadêmicas em nome de novas experiências no campo da arte.
Saber sobre: colagens cubistas, ready mades de Marcel Duchamp e objet trouvé surrealistas.
Ver aulas no Portal do Professor - MEC (em especial: " Colagem cubista" e "Objet trouvé surrealista" de Andréa Senra Coutinho)
Estratégias e recursos da aula
Iniciar a aula apresentando algumas imagens de trabalhos artísticos que têm a "apropriação" como procedimento artístico e expressivo. (Veja as imagens sugeridas abaixo)
A apresentação poderá ser feita por slides em datashow ou material impresso. Mas é importante que o grupo de alunos/as tenha acesso as imagens, pois elas poderão começar a provocar a curiosidade, o que motiva o debate: "Isso é ou não é arte?".
Comumente a arte moderna e a contemporânea ainda podem "assustar" ou podem criar alguns desconfortos, mas isso não é motivo para não proporcionarmos contatos entre alunado e obras. Logo, procure ler e conhecer os/as artistas que vai trabalhar antes da aula.
É importante apresentar o significado do termo "apropriação", fornecendo suas bases históricas e como o procedimento de incorporação de objetos e materiais não-convencionais foi e é utilizado por artistas. É fundamental que o grupo compreenda melhor o sentido dado à palavra nas artes visuais. Para saber mais sobre o termo: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3182
Enquanto apresenta as imagens,