Plano de aula
TEMA
A Ditadura Militar no Brasil (1964-1985)
OBJETIVOS GERAIS
Compreender fatos históricos como ações humanas significativas em determinado período histórico; entender os sujeitos da História enquanto agentes de ação social, por isso significativo para os estudos históricos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer a conjuntura política na qual surgiu o movimento cívico-militar que depôs o presidente João Goulart;
Esclarecer aos alunos os fatos ocorridos durante o regime militar;
Promover a reflexão sobre as diferentes opiniões existentes em relação ao período iniciado em 1964;
Promover a comparação entre a conjuntura político-social do regime militar e a atual.
JUSTIFICATIVA
O presente Plano de Aula pretende instigar a criticidade política dos educandos visando favorecer-lhes o acesso ao conhecimento. A partir da crítica pretende-se contribuir para a formação de sujeitos seguros de si, valorizados como cidadãos de direitos.
RECURSO DIDÁTICO
Mapa político do Brasil, cópias de imagens e charges que represente o período estudado, papel cartaz, textos e outras fontes que enriqueçam o tema.
METODOLOGIA 1. Dividir a classe em grupos e solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre as realizações e conquistas do regime militar que perduram até os dias de hoje.
2. Buscar matérias jornalísticas acerca das manifestações populares que antecederam o início do regime militar, a fim de que os alunos possam analisar o comportamento e as aspirações da opinião pública naquela época.
3. Os grupos também podem pesquisar sobre o número de vítimas do confronto entre os militares e a guerrilha, as formas de violência e os objetivos dessas duas forças antagônicas.
AVALIAÇÃO
Com o apoio das imagens e dos registros, cada aluno terá de escrever uma carta para um familiar idoso contando o que aprendeu sobre o regime militar, quais as mudanças ocorridas e como está hoje. Ao encerrar, ele deve pedir ao destinatário que responda com comentários,