PLANO DE AULA
CURSO DE PEDAGOGIA
ANA PAULA DE CASTRO RIBEIRO - RA: 1128470
DANIELA DA SILVA DAURÉLIO – RA: 1129703
FERNANDA VILAS BOAS ANJOS- RA: 1130538
LINDAURA COSTA- RA: 1110233
SELMA GARCIA DA SILVA- RA: 1127274
PARAGUAÇU PAULISTA
2012
PLANO DE TRABALHO PARA SUPERVISÃO ESCOLAR
CURSO DE PEDAGOGIA
Atualmente a instituição escolar atende pessoas de diferentes gêneros, raças, religiões, valores, cultura e outros, sabe-se que no cotidiano escolar trabalhar com essas diferenças não é uma tarefa fácil, mas, porém é possível.
Na sociedade do séc XXI o bullying está sendo muito praticado e alguns profissionais tem dificuldade ou despreparo para trabalhar com questões que envolvem o mesmo. Onde bullying é um termo da língua inglesa (bully - “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. ( http://www.leidireto.com.br/lei-10639.html) Refere-se a atitudes ameaçadoras que se processam por meio de agressões físicas ou verbais e que podem impedir o desenvolvimento físico e emocional saudável do indivíduo.
Historicamente muito se fala sobre leis e cumprimento das mesmas, nesse contexto explicito aqui uma forma de bullying muito comum nos dias atuais, é o preconceito em relação ao afro descendente, onde no ambiente escolar o mesmo se faz muito presente e na vida em sociedade também.
Através das diversidades culturais a educação pode desenvolver diferentes trabalhos, porém vamos enfatizar o preconceito racial, onde atualmente já existem leis para amparar os indivíduos que sofrem o preconceito e o bullying e também a Lei