plano de aula
Os fundamentos representam os gestos básicos do basquetebol, necessários para que o jogador possa praticar o esporte de forma mais natural e desenvolta.
São eles: controle do corpo, controle de bola, drible, passe, arremesso, rebote e fundamentos individuais de defesa.
CONTROLE DO CORPO
Controle do corpo é a capacidade de realizar movimentos e gestos específicos do basquetebol, exigidos pela dinâmica do jogo. Exemplos de controle do corpo: corrida, paradas bruscas, saídas rápidas, fintas, saltos, giros e deslocamentos.
Corrida: Tipo de movimento mais usado no jogo. Pode ser de frente, lateral, de costas, ziguezague e perseguições. Feita em alta ou baixa velocidade.
Deslocamento: Deslocamento lateral é um movimento muito utilizado na marcação, feito através da aproximação e afastamento das pernas semi-flexionadas, no sentido lateral, sem deixar que as mesmas se cruzem.
Parada Brusca: É a interrupção da corrida ou do deslocamento. Feita com uma das pernas semi-flexionada à frente e a outra atrás para manter o equilíbrio do corpo.
Saída rápida: Movimento em velocidade realizado na tentativa de levar vantagem em relação ao adversário.
Finta: Movimentos realizados na tentativa de enganar a ação da defensa. Pode ser feito com ou sem a posse da bola.
Salto: Movimento utilizado nos arremessos (jump e bandeja) e também nos rebotes. É fundamental que seja realizado de forma equilibrada.
Giro: movimento realizado com as pernas na tentativa de se livrar de um defensor. Realizado apoiando uma das pernas à frente, enquanto a perna de trás executa um giro de 180 graus.
CONTROLE DE BOLA
Também chamado de manejo de bola, significa a capacidade de manusear a bola nas diversas situações de jogo.
Exemplos de manejo de bola: rolar, quicar, segurar, tocar, lançar, trocar de mãos e movimentá-la em relação ao corpo.
Para que o controle de bola seja realizado de forma adequada, dois fatores são de suma importância: o