Plano de Aula
KAROLINE MARTINS DOS SANTOS
APS: PLANO DE AULA
Santana de Parnaíba
2013
Avaliação: factual, conceitual, procedimental e atitudinal.
A finalidade da escola é promover a formação integral dos alunos. Para tal deve existir uma reflexão profunda e permanente da condição de cidadania dos alunos e da sociedade em que vivem e consequentemente acerca da finalidade da educação escolarizada. Isso possibilitará à escola ir mais além do que o enfatizar do aspecto cognitivo. Isso se consegue pelo estabelecer de vínculos com os outros e pela definição das concepções pessoais sobre si e os demais, através das relações construídas a partir das experiências vivenciadas.
Desse modo, acabam por envolver os objetivos educacionais, definindo suas ações no âmbito concreto do ambiente de aula. Esses conteúdos assumem o papel de envolver todas as dimensões da pessoa, caracterizando as seguintes tipologias de aprendizagem: factual e conceitual (o que se deve aprender?), procedimental (o que se deve fazer?), e atitudinal (como se deve ser?).
A avaliação deve ir além apenas do aluno como sujeito que aprende e envolver também uma avaliação de como o professor ensina. A avaliação deve incluir uma avaliação inicial, reguladora (esse termo é preferido em vez de formativa, pois entende-se que explica melhor as características de adaptação e adequação, ou seja, é capaz de acompanhar o progresso do ensino), final e integradora. O avaliar envolve fatos, conceitos, procedimentos e atitudes.
1. Avaliação dos Conteúdos Conceituais
A aprendizagem dos Conteúdos Conceituais envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios que possam conduzir o aluno à representação da realidade, operando através de símbolos, ideias, signos e imagens. Para isso, o aluno precisa adquirir informações e vivenciar situações-problema que lhe permitam a aproximação de novos conhecimentos, que o conduzam à construção de generalizações parciais