Gestão da Distribuição Física
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina: Gestão da Distribuição Física
Curso: Administração de Empresas
Professor: Moacir Fogaça
Nome do aluno: André Gonçalves Figueira
Data: 26/10/2011
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
O artigo a seguir, “O futuro da logística de entregas no País”, de autoria de Marcos Monteiro, encontra-se disponível no endereço http://www.guialog.com.br/Y564.htm (acesso em 27 set. 2011).
O futuro da logística de entregas no País
As empresas especializadas em logística de distribuição – ou seja, que prestam serviços de entrega expressa e courier – estão diante de um desafio: terão de se adaptar rapidamente se quiserem sobreviver dentro de uma nova realidade de mercado.
O aumento da competitividade entre as empresas, aliado ao aumento do giro de estoque e à diminuição do ciclo de vida dos produtos, estão forçando a racionalização da cadeia de suprimentos.
Por isso, para escoar sua produção, as empresas estão cada vez mais terceirizando a distribuição – o que é um ponto positivo para o nosso setor –, mas, por outro lado, passaram a exigir dos operadores logísticos maior velocidade e fracionamento das entregas.
Como passou a trabalhar no sistema just-in-time, sem estoques, o comprador precisa e quer ter visibilidade total do processo de distribuição de seus produtos. É ele, agora, quem determina quando, onde e como quer receber o produto e não mais se sujeita aos tempos e regras determinados pelo operador logístico. Estamos lidando hoje com profissionais que conhecem e utilizam Tecnologia da Informação, têm um nível de exigência bastante alto e, acima de tudo, esperam um tratamento personalizado.
O atual desenho do mercado de logística de