Plano de aula
O ensino da matemática é essencial para a formação de qualquer aluno ou pessoa, na qual possibilita a eles estruturar o pensamento e raciocino dedutivo também sendo uma ferramenta utilizada em quase todas as atividades humanas. A matemática é dividida em varias partes e etapas, tendo como uma dessas etapas, uma parte importante, a contextualização matemática, associada a interdisciplinaridade, na qual possibilita aos alunos a capacidade de utilizar a matemática na interpretação e intervenção no real, aplicação do conhecimento e métodos matemáticos em resoluções de atividades em situações reais e em outras áreas do conhecimento. Apesar de a matemática possuir inúmeras fórmulas, regras, aplicações e técnicas na qual são adquiridas no decorrer dos anos escolares, mais a falta de maturidade dos alunos, na maioria das vezes os impossibilitam transpassar esses técnicas para analisarem situações reais, pois seu raciocínios não os permitem fazer essa assimilação entra as atividades.
A matemática nas escolas, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio tem sido ultimamente uma das mais difíceis matérias a ser trabalhadas em sala de aula. Com intuito de trabalhar a matemática em conteúdos voltados para situações problemas, este trabalho procura estudar e interpretar a capacidade do conhecimento dos alunos diante de algumas situações, possivelmente cotidiana, a capacidade do aluno no desenvolvimento dessas situações problemas, os métodos a serem utilizadas, as aplicações do conteúdo e experiências adquiridas nas aulas de matemática, para se obter o resultado de respostas exatas.
Justificativa
O ensino no começo do século passado tinha uma pedagogia tradicional que gerenciado o aluno quanto a atitudes procedimentos e conceitos adquiridos na educação formal, como forma de evolução surge uma atualização da pedagogia surgindo a pedagogia nova incluindo termos na educação como autonomia, participação ativa do aluno, criatividade, entre