Plano de aula
Disciplina: LIBRAS
Evandro Rogério Evangelista Ribeiro
Americana / SP
2011
INTRODUÇAO
“Nas próximas páginas apresentaremos a atividade” DESAFIO DE APRENDIZAGEM”, da Disciplina de Libras, tendo como tema: Ciências: o corpo humano (parte física do corpo) sob orientação a professora EAD Ma. Jória Pessoa de Oliveia Silva e a professora tutora presencial Isabel Cristina Biondo Morette.
O Desafio de aprendizagem a ser desenvolvido, é um Planejamento de Aula, para saber elaborar um plano de aula, é necessário acreditar que ele é o instrumento pessoal e intransferível de trabalho do professor, e expressa às concepções teóricas que sustentam suas atividades docentes. Importante não é estabelecer um roteiro / modelo padrão de plano, mas o registro dos aspectos que orientam o professor para estruturar a prática. O estabelecimento de modelos pode burocratizar o planejamento e restringir as possibilidades de auto-organização do professor na elaboração do plano, além de elaborar o plano, o professor deve levar em consideração a relação entre suas intenções e o modo como os alunos as percebem, pois às vezes são necessários pequenos ajustes em qualquer dos elementos do plano para uma boa condução da aula.
Um plano de aula tem sempre sua origem num projeto pedagógico institucional que dinamiza as direções do ensino, detalhadas num plano de curso e de unidade. É uma previsão de atividades vinculadas a um plano de ensino mais amplo.
O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação.
É preciso entender que avaliar não é sinônimo de prova nem de grau. É diagnosticar se a aprendizagem ocorreu ou não e explicitar ações para continuidade ou reorientação do processo de ensino.
Todo plano