PLANO DE AULA - O AR E OS SERES VIVOS
Plano de Aula Pedagogia/EAD – 2014
O AR E OS SERES VIVOS
NTRODUÇÃO:
Dentre as fontes da vida a mais importante para os seres vivos é o ar. Aguentamos mais de um dia sem comer, sem beber, mas não aguentamos ficar mais de um dia sem ar. É como, se fôssemos os peixes que vivem mergulhados na água e quando os tiramos de lá não sobrevivem e morrem.
DESENVOLVIMENTO:
O tema foi escolhido mediante situação proposta em uma sala de aula onde uma das alunas afirma que o ar do campo é mais poluído do que o da cidade por estar muito próxima do odor que vem do galinheiro e do curral e também, da fumaça do fogão a lenha que faz arder seus olhos. Por isso, achamos necessário ensinar as crianças que o ar é muito importante para a respiração, e sobrevivência do ser humano e ao mesmo tempo levá-las a refletir sobre o ar do campo e o da cidade.
TEXTO INFORMATIVO:
A EXISTÊNCIA DO AR:
Os alunos deverão perceber a existência do ar no meio ambiente.
Material:
3 embalagens de plástico não transparente
Areia
Pedrinhas
Folha de papel picotada numa das extremidades
Procedimentos:
Colocar numa embalagem plástica um pouco de areia e, em outra, algumas pedrinhas.
Pedir aos alunos que manipulem as três embalagens. Solicite que eles tentem, sem abrir as embalagens, descobrir o que têm dentro de cada uma delas. Muito provavelmente os alunos dirão que uma das embalagens estará vazia.
Faça com que eles pensem nos motivos que os levaram a afirmar que duas embalagens estavam cheias e uma vazia.
Pedir aos alunos que comprimam com as mãos a embalagem que supostamente está vazia, apontando-o para a folha de papel picotada em uma das extremidades.
Diante do movimento das tirinhas picotadas de papel pergunte aos alunos o porquê daquele movimento e, porque ele ocorre quando apertamos a embalagem plástica.
Será que a embalagem está mesmo vazia? O que será que têm dentro dela para que quando comprimida saia e mova as tirinhas de papel? Por que será que não