1 Relat rio Circuitos
RODRIGO SANTANA DE OLIVEIRA
CURVAS DO DIODO RETIFICADOR
UBERABA
2014
RODRIGO SANTANA DE OLIVEIRA
CURVAS DO DIODO RETIFICADOR
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão do componente curricular Circuitos Eletrônicos e Dispositivos I do 5º período do Curso de Engenharia Elétrica.
Orientador(a): Prof(ª) Robson Borges Rodrigues.
UBERABA
2014
1 - INTRODUÇÃO
Circuito retificador é aquele que transforma um sinal de corrente alternada em corrente contínua, ou seja, impede que haja mudança de sentido de fluxo de corrente elétrica.
A energia elétrica disponível através das redes de distribuição apresenta-se sob a forma de corrente alternada, pois esta é a forma mais eficaz de transmissão a longas distâncias, entre outros motivos. Entretanto, diversas aplicações domésticas exigem o uso de corrente contínua, como por exemplo os aparelhos eletrônicos. É necessário, então, um sistema que transforme de uma forma para outra.
É geralmente utilizado em projetos de fontes de alimentação CC.
É formado basicamente por elementos semicondutores, tais como diodos, SCR's e outros transistores, utilizados em configurações chamadas de retificador de meia onda e retificador de onda completa ou com tape central ,incluido na categoria de onda completa.
O díodo rectificador é um componente unidireccional ou seja, só conduz num sentido (quando o Ânodo está a um potencial positivo em relação ao Cátodo). Nessa situação diz-se que o díodo está polarizado directamente.
Quando o díodo rectificador está polarizado inversamente (Ânodo a um potencial negativo em relação ao cátodo) não conduz (está ao corte).
Quando polarizado directamente um díodo rectificador conduz porque na junção PN a zona neutra ou zona de deplecção (zona sem portadores de carga eléctrica) estreita a resistência eléctrica diminui e a corrente eléctrica passa.
Quando polarizado inversamente um díodo