Plano de aula - texto argumentativo Ensino Médio
Tema: Promessas não cumpridas, quem paga a conta?
Tempo: 3 aulas de 50min (aproximadamente)
Objetivo:
Levar o aluno a pensar criticamente acerca das informações veiculadas na mídia, fazendo uma conexão com a música Chega de Gabriel O Pensador.
Para compor um texto argumentativo usando o tema proposto.
Justificativa:
Faz-se necessário que o aluno desperte seu lado crítico acerca dos assuntos do cotidiano. Assim, o aluno torna-se construtor de sua opinião com criticidade sendo significativo para ele o que escreve com coesão e coerência desenvolvendo as habilidades e competências necessárias à produção de um texto argumentativo. Seguindo as orientações dos Pcn’s de Língua Portuguesa.
Fundamentação Teórica:
As competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) permitem inferir que o ensino de Língua Portuguesa, hoje, busca desenvolver no aluno seu potencial crítico, sua percepção das múltiplas possibilidades de expressão linguística, sua capacitação como leitor efetivo dos mais diversos textos representativos de nossa cultura. Para além da memorização mecânica de regras gramaticais ou das características de determinado movimento literário, o aluno deve ter meios para ampliar e articular conhecimentos e competências que possam ser mobilizadas nas inúmeras situações de uso da língua com que se depara na família, entre amigos, na escola, no mundo do trabalho. (PCENEM,1999)
Segundo Silva, O desenvolvimento do senso crítico é um dos principais objetivos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais, já que neles se torna clara a intenção de promover um ensino voltado para a formação de cidadãos. Além disso, o trabalho com a argumentação é considerado fator relevante para o exercício de cidadania.
Procedimento das aulas:
1º momento:
Divisão em grupos de 4 a 6 alunos
Apresentação de uma reportagem – Veja edição 2409 – 21/01/15 – As promessas e a realidade.
Debate acerca do