Resenha
Data: 20/ 10/ 2014.
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL III
NOME: CAMILA DA SILVA DINIZ
TÍTULO DA RESENHA: COMUNICAÇÃO
BIBLIOGRAFIA: ROBBINS, S. P., JUDGE, T. A. E SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo: Ed. Pearson Prentice Hall, 2011.
Neste texto o autor analisa o poder da comunicação e as formas de torná-la eficaz. A comunicação é, segundo ele, essencial tanto para a carreira como para o funcionamento da organização. É um meio de informar aos funcionários como está a qualidade do seu desempenho e facilitar a tomada de decisões.
Sabemos que uma comunicação é eficaz quando há transmissão e compreensão do significado. No processo de comunicação, as vezes a informação não é recebida pelo receptor da forma como o emissor deseja, e isto pode estar atrelado a alguma das diversas falhas na comunicação, como expressão não verbal incoerente com a verbal, a transmissão da informação de pessoa para pessoa, que altera a informação conforme é transmitida, ou o uso do meio incorreto para comunicar.
Um meio de comunicação que tem sido muito utilizado pelas organizações é o eletrônico. Muitas empresas estimulam que seus funcionários se comuniquem através de blogs e e-mails, pois estes meios facilitam a transmissão de informações, como também o conhecimento e avaliação do funcionário. Contudo, o autor salienta a necessidade de cautela, pois o uso demasiado ou formas de expressão inadequadas podem prejudicar o funcionário.
A comunicação escrita costuma ser uma boa opção quando se quer transmitir um informações que demandam tempo ou que requerem maior riqueza de detalhes, como elaborar um planejamento ou delegar tarefas, pois estas podem ser lidas e relidas quando necessárias. Em contrapartida, a comunicação oral costuma ser o meio mais eficaz quando se quer transmitir uma informação com rapidez e objetividade e quando se espera um feedback imediato.