PLANO DE AULA - TALES DE MILETO
ERIK ALESSANDRO ALVES
PLANO DE AULA: TALES DE MILETO
Bauru
2015
ERIK ALESSANDRO ALVES
PLANO DE AULA: TALES DE MILETO
Trabalho apresentado à disciplina de História da Filosofia I, sob orientação do Prof. Dr. Antonio Carlos J. Z. de Arruda para avaliação.
BAURU
2015
I. Tema específico: O conceito de natureza para Tales de Mileto.
II. Objetivo: Fazer com que os alunos compreendam as ideias do filósofo e percebam seu legado e importância.
III. Conteúdo: O conteúdo será ministrado em uma aula, com duração de 50min, dividido por tópicos.
A. Introdução ao filósofo (parte histórica);
B. O conceito de physis;
C. Outros conceitos e descobertas do filósofo;
D. A influência do filósofo para a filosofia.
TEXTO BASE: TALES DE MILETO (624-546 a.C.)
Tales nasceu em Mileto - por conta disso Tales de Mileto - e viveu entre os séculos VII e VI a.C. Foi matemático, astrônomo e um grande negociante, infelizmente nenhum dos seus escritos foram preservados, sabemos de seus pensamentos por meio de outros filósofos, que interpretaram suas ideias. É de sua autoria a previsão de um eclipse solar em 585 a.C., ele acreditava que os acontecimentos do mundo não eram intervenções divina - que naquela época era explicação para tudo -, mas sim acontecimentos naturais.
A ideia principal de Tales era que a água é a origem de todas as coisas. Para ele a physis tinha que ser um único elemento natural, e, esse elemento tinha que ser algo importante para a vida, algo móvel e mutável. É claro que a água se enquadrou em todas essas características. Tales também notou que toda parte terrestre tem seu fim onde se inicia a água, por conta disso concluiu que a parte terrestre estava flutuando sobre a água e que os terremotos eram frutos das ondulações que ocorriam na água abaixo da terra.
Tales acreditava que a terra flutuava sobre a água.
Sabemos que essa ideia está errada, mas, não é por conta disso