As origens da geometria
A. Poincaré
ÍNDICE
1. Introdução……………………………………………………………………………........1
2. A origem da geometria na Babilónia e no Egipto…………………………………………2
3. A geometria na Grécia…………………………………………………….........................4
3.1. Tales de Mileto…………………………………………………………..........................4
3.2. Pitágoras……………………………………………………………………………..8
3.2.1. Teorema Pitágoras……………………………………………………………....8
3.2.2. A Escola de Pitágoras…………………………………………………………..9
3.3. A Geometria de Euclides…………………………………………………………….11
4. Conclusão…………………………………………………………………………………13
1. INTRODUÇÃO
A geometria, ramo constituinte e essencial da matemática, tem estado presente no pensamento do homem desde a origem da história escrita da humanidade. A sua importância é inquestionável, tanto de um ponto de vista prático como na organização do pensamento lógico-dedutivo.
Atualmente existem várias geometrias com diversos campos de atuação, contudo nenhuma destas é mais importante que a outra, sendo que entre si, elas exercem um papel complementar. A geometria evoluiu consideravelmente e contribuiu bastante para os avanços da matemática, da ciência e da tecnologia.
Quando olhamos para a natureza ou observamos tudo o que está ao nosso redor, no nosso dia a dia, encontramos várias figuras e formas geométricas: triângulos, quadrados, retângulos, espirais, círculos, entre outros. Diariamente utilizamos a geometria no nosso quotidiano e nos nossos afazeres sem termos a noção de que a estamos a utilizar.
A geometria está presente em toda a parte e em tudo, é impossível viver sem esta, uma vez que assim nada teria equilíbrio, nem estaria correto, nem seria exato.
Neste trabalho apresento como objeto de estudo a origem da geometria, desde o antigo Egipto até à Grécia Antiga. Tenho como objetivo estudar como surgiram os primeiros indícios de uma possível geometria, a sua evolução,