Planejamento SOcial
NOME: Camila Vechiatti Gomes
Tendo por base o texto de Bonder cite pelo menos uma diferença fundamental entre planejamento Estratégico e planejamento participativo, justificando sua relevância para o planejamento em Serviço Social.
O Planejamento Estratégico consiste em processo e técnicas para desencadear tomadas de decisões, criando condições favoráveis para a racionalização de determinadas realidades. Tem por finalidade auxiliar no processo de tomada de decisão, e apesar dos benefícios que pode propiciar, não há garantias de que eles se efetivem. Já o Planejamento Participativo constitui-se em uma ferramenta para intervenção na realidade, uma vez que, acredita que o homem está sempre em processo de planejar, construindo novos horizontes e valores que constituirão a sociedade. Segundo Bonder, o planejamento participativo se dá em um espaço privilegiado de educação não-formal, pois passa por uma prática pedagógica reflexiva, onde se examina seu processo de trabalho, tanto na ação, como sobre ela. A prática reflexiva convida os profissionais a criticarem e desenvolverem as suas teorias práticas a medida que refletem sozinhos e em conjunto sobre a ação. Sua aprendizagem é prática e reflexiva em dois sentidos, pois ajuda os usuários num processo de empoderamento em um tipo de reflexão na ação, e quando isso funciona bem, envolve um diálogo entre o profissional e o usuário.
Paula (2003) ao falar de planos, programas e projetos faz uma clara defesa enaltecendo a importância de “projeto”. Como o autor define “projeto”? Fale sobre a importância que este representa para o autor ante aos planos e programas.
Para Antonio de Paula, projeto é um conjunto de demandas, lutas, experiências coletivas que pretendem mais do que mudanças; buscam realizar transformações estruturais a partir de um programa, que deve conseguir nesse processo os apoios que permitirão a sua execução como exercício da força política