FATORES INTERVENIENTES NO GANHO DA MASSA MUSCULAR
Jakeline Castro de Oliveira
Ana Maria da Silva Rodrigues
RESUMO: O presente trabalho, de cunho bibliográfico, tem como objetivo discutir os fatores intervenientes no ganho de massa muscular, em especial aspectos sobre o treinamento, alimentação, e recuperação. O treinamento de hipertrofia desenvolve o aumento da massa muscular exigindo a aplicação de sobrecargas adequadas para obter resultados positivo, respeitando as variáveis do treinamento: volume, intensidade, duração, intervalos, velocidade e freqüência. Outro fator importante é a alimentação que deve ser balanceada em carboidratos, proteínas (aminoácidos), lipídios, vitaminas e minerais. Estes fatores vão favorecer o alcance dos objetivos do treinamento, sendo necessário, em alguns casos, o uso de suplementação. O período de recuperação entre as séries e intervalos é também necessário para ter bons resultados no ganho de massa muscular, na recuperação do organismo e na recuperação de substratos energéticos. Conclui-se que ao prescrever o exercício físico com vistas a ganho de massa muscular é fundamental considerar os aspectos acima.
Palavras Chaves: Treinamento Resistido, Alimentação, Recuperação.
INTRODUÇÃO
O ganho de massa muscular ocorre com o treinamento de força, sendo que, para bons resultados, algumas variáveis devem ser consideradas: volume, intensidade, duração, intervalos, velocidade e freqüência. O treinamento de força é praticado por muitas pessoas com objetivos distintos, como o aumento da massa muscular (hipertrofia), melhora da condição física geral, aumento da performance esportiva, da potência ou resistência muscular.
A hipertrofia muscular é um aumento na secção transversa do músculo.
Todas as pessoas conseguem aumentar o volume muscular com o treinamento resistido, embora alguns tenham mais dificuldades do que outros. Assim, o uso de protocolos adequados de treinamento de força e a predisposição genética do