Idade Media
TECNOLOGIA DO MARANHÃO
IFMA CAMPUS IMPERATRIZ
Imperatriz-MA
2013
No Oriente além do cristianismo, também existia o Islamismo inicialmente pregado pelo profeta Maomé, que afirmava ter recebido a visita do anjo Gabriel, para ele difundir a palavra de Alá, diferente do cristianismo que tem como seu profeta Jesus, filho de Deus. No Cristianismo é defendido a monogamia, ou seja, homem e mulher devem ter apenas um parceiro, já no Islamismo, o homem pode ter o número de parceiras que seu “bolso puder sustentar”, outra diferença é a questão de livros sagrados de cada religião, no Islamismo tem o Alcorão, escrito pelo próprio Maomé, e no Cristianismo a Bíblia, que não foi escrita por jesus, mas sim pelos seus discípulos.
O Império Bizantino resistiu durante muito tempo após a queda do Império do Ocidente, por causa de sua localização estratégica que beneficiava o comércio, sua capital, Constantinopla, que era um grande centro de produção de artigos, como tapetes e tecidos.
O ápice do Império Bizantino ocorre no governo do Imperador Justiniano que, a partir de 527, estabeleceu a paz com os persas e focou-se na reconquista dos territórios dos bárbaros no Ocidente. Justiniano construiu fortalezas e castelos para proteger as fronteiras e também obras monumentais, como a Catedral de Santa Sofia.
O Império Bizantino foi atacado pelos turcos nos séculos XI e XII, mas foram derrotados por causa da desagregação feudal, os turcos detinham o poder político no mundo mulçumano desde 1055, com a dinastia otomana, eles adotaram o título de sultão para o monarca, e os territórios conquistados eram divididos em feudos militares, administrados por governadores ou paxás.
Por causa das guerras externas e civis e das Cruzadas, Bizâncio continuo se enfraquecendo, e em 1203 Constantinopla é tomada pela Cruzada e sofre o