Plano de Aula para Deficientes auditivos
Disciplina: Educação Física.
Duração: 45 horas.
Quantidade de alunos: 10 alunos.
Faixa etária: Adultos.
Gênero: misto.
Realidade sócio-econômica: Alunos com necessidades educacionais especiais.
2. JUSTIFICATIVA
As mudanças paradigmáticas observadas no cenário educacional recente têm contribuído significativamente para oreconhecimento e o respeito às diversidades individuais dentro do ambiente escolar. Ao focarmos nosso olhar para os alunos portadores denecessidades educativas especiais, constatamos que a partir da década de 80, vários são os estudos e as ações que apontam para a inclusão e a valorização desses alunos nas diversas disciplinas do currículo escolar.
Em nosso país, essa mudança de postura pedagógica voltada para a Educação inclusiva que atenda a todos sem distinção tem seu marco inicial,segundo Rodrigues (2004) com o texto constitucional de 1988, que consagra, no artigo 205, a educação como direito de todos e dever do Estado e da família. Ainda segundo a autora, essa linha mestra estabelecida pela Constituição é detalhada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (9.394/96), a qual vem ratificar normas sobre a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, incluindo neste rol as com algum tipo de deficiência.
Partindo deste raciocínio e ainda como nos indica Rodrigues (2004, p.48), o espaço escolar, em todos os seus momentos, deve permitir as interações entre os alunos e as suas potencialidades, para que as manifestações daaprendizagem possam ser compartilhadas na diversidade humana (Idem, p.48). Desse modo, desde que sejam respeitadas suas capacidades e limitações, os alunos poderão desenvolver qualquer ação pedagógica que lhes sejam apresentadas.
Nesse contexto, pensamos que a Educação Física, como uma das disciplinas do currículo que contribui para desmistificar o preconceito à diversidade, através de