Plano de aula para atividade física com idosos nível 3 com capacidade funcional
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
GABRIELA DONATI
ISABELA NARDIN
MARIO FERREIRA NETO
ROZILEY GOMES
THAYZ FIGUEIREDO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
EF611 - PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA
Plano de aula para atividade física com idosos nível 3 com capacidade funcional
Campinas
2013
GABRIELA DONATI
ISABELA NARDIN
MARIO FERREIRA NETO
ROZILEY GOMES
THAYZ FIGUEIREDO
PLANO DE AULA – IDOSOS NÍVEL 3 DE CAPACIDADE FUNCIONAL
Trabalho realizado como parte da Disciplina Processo de envelhecimento e Educação Física do Curso de Educação Física, UNICAMP, sob a orientação da Professora Cláudia Regina Cavaglieri.
Campinas
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Devido à acomodação, característica da velhice estereotipada, os idosos passam por problemas que vão aumentando em número e grau com o passar do tempo, entre a diminuição da força muscular e o comprometimento da locomoção, diminui-se também a coordenação motora, tornando as tarefas do cotidiano ainda mais difíceis de serem realizadas.
Entretanto, para Silva, (1989 apud DIAS e DUARTE, 2005) esse processo pode ser amenizado com um programa dirigido de atividade física, o que permite aos indivíduos manterem níveis ótimos das funções para sua idade. Para a Organização Mundial de Saúde (WEINECK, 1991 apud DIAS e DUARTE, 2005) é considerado como idoso, o indivíduo que tem entre 61 e 75 anos de idade.
Segundo Rosa (1983 apud DIAS e DUARTE, 2005), alguns dos aspectos mais visíveis do processo do envelhecimento são a redução da capacidade de locomoção, a redução da força física e a falta de firmeza das mãos e pernas. As funções sensoriais são as mais afetadas pelo processo de envelhecimento. A capacidade de ouvir começa a sofrer reduções, há o declínio da visão causado pela deteriorização da córnea, da lente, da retina e do nervo óptico.
Devido a todo esse processo, há um