Plano de aula para alfabetização
Brasil um País da Diversidade
A cultura brasileira em sua essência é composta por uma grande diversidade cultural, fruto da aproximação entre brancos, negros e índios, que se desenvolveu desde os tempos da colonização, no qual sabemos que não foi uma relação amistosa entre colonizadores e colonizados. Esse contato foi marcado pela exploração e pela violência impostas a índios e negros pelos europeus colonizadores, os quais a seu modo tentavam impor seus valores, sua cultura, religião e principalmente seus interesses.
A colonização deixou marcas profundas e enraizadas no novo país mesmo sendo de exploração, por outro aspecto foi à base da constituição do povo brasileiro, porém revelou-se como o ápice da ganância das potências mercantilistas, a escravidão foi uma atividade imprescindível para o desenvolvimento do processo de colonização. Ao analisar a ideia de cultura podemos afirmar que, apesar desse contato hostil num primeiro momento entre as etnias, o processo de mestiçagem contribuiu para a diversidade da cultura brasileira no que diz respeito aos costumes, práticas, valores, entre outros aspectos que compõem nosso caráter nacional.
Porém é preciso considerar que a escravidão trouxe consequências gravíssimas de ordem econômica para a formação da sociedade brasileira, uma vez que os negros tidos como pobres e marginalizados em sua maioria até hoje não possuem as mesmas oportunidades, criando-se uma enorme distância entre as estratificações sociais. Mais do que preconceitos de raça ou de cor, têm os brasileiros um forte preconceito de classe social e racial.
Dessa forma, o Brasil da diversidade é, ao mesmo tempo, o país da desigualdade, por isso é importante termos um senso crítico em relação à cultura brasileira, ter uma visão mais aguçada, para compreender o processo histórico da formação social do Brasil e seus desdobramentos no presente para além das versões oficiais da