Plano de aula nado borboleta
MODALIDADE: Natação
PROFESSORAS:
TURMA: 12 a 13 anos
DURAÇÃO DA AULA: 50 min
PLANO DE AULA:
JUSTIFICATIVA: “Todo homem culto deve saber ler, escrever e nadar”, com esta frase Platão filósofo e matemático, fundador da primeira instituição de educação superior do Mundo Ocidental, a “Academia em Atenas” já defendia a importância do aprendizado da natação na construção e formação do individuo. Praticar esporte desde cedo é muito importante para o desenvolvimento da criança e uma das atividades físicas mais indicadas nessa fase é natação. Seus benefícios englobam tanto aspectos físicos (fortalece a musculatura do corpo e trabalha a flexibilidade das articulações), quanto orgânicos (aumenta a resistência cardiopulmonar e vascular, além de estimular o apetite e proporcionar um sono mais tranquilo), psicossociais (desenvolve a estabilidade emocional e promove a socialização) terapêuticos (auxilia no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite e rinite) e desenvolvimento da disciplina (pois estabelece uma rotina para a criança).
OBJETIVO: O presente trabalho, objetiva abordar a natação em seus aspectos pedagógicos e metodológicos. Desenvolvendo habilidades aquáticas como aprendizado das técnicas de propulsão de braços do nado borboleta nos níveis de aprendizagem. Propõe-se ainda, descrever cada etapa, contribuindo assim para uma melhoria no ensino e na prática desta modalidade tão benéfica e prazerosa, além de favorecer a adaptação ao meio líquido com segurança promovendo estímulos psicomotores (afetivos, cognitivos, motores e sociais) de acordo com a idade cronológica.
CONTEÚDO:
Posição corporal do nado, vivência na natação, socialização entre os alunos, respiração frontal, flutuação e deslocamento do nado por meios educativos dinâmicos, apresentar a propulsão de braços do nado borboleta.
PROCEDIMENTOS:
PARTE I – Procedimentos Preparatórios – 7min.
Será discutido com os alunos, através de dinâmicas breves (perguntas apenas), o que