natação
A natação é uma atividade física que cativa e apaixona praticamente todos aqueles que a experimentam porque, por meio dela, o praticante adquire diversos benefícios que o ajudam a ter uma melhor qualidade de vida, coisa que a cada dia que passa vai se tornando mais difícil no mundo em que vivemos.
Entre os diversos efeitos positivos que a atividade regular da natação traz para um praticante, podemos destacar o aumento da capacidade respiratória, com consequente aumento da sua resistência (fôlego), prevenindo e atundo em problemas de asma e bronquite; uma maior eficiência na correção e manutenção da postura, visto que na posição horizontal nossa coluna está praticamente isenta da ação da gravidade; e maior condicionamento físico e autoconfiança, em que o praticante da natação vai adquirindo maior resistência, força e agilidade, além de sentir-se pronto para qualquer eventualidade em piscina, rios, lagos ou mesmo no mar.
Borboleta
O nado Borboleta também conhecido como golfinho ou mariposa é um estilo de natação relativamente novo. Seu nascimento ocorreu em função das incertezas do regulamento do nado Peito previsto nas regras da Federação Internacional de Natação, gerando semelhança entre os dois estilos. A invenção do estilo borboleta moderno é creditada ao nadador japonês Jairo Naqasawa
Historicamente o nado atual nasceu do nado clássico peito, evoluiu para o nado borboleta com perna de peito e braço apresentando o movimento simultâneo com recuperação aérea e então para o nado golfinho, com ondulação do corpo e movimentos simultâneos verticais das pernas. Em competição, as provas, no Brasil são chamadas de borboleta, podendo também ser chamado de nado golfinho. O nado borboleta assemelha-se ao crawl, as pernas e os braços se movem de modos parecidos, com a diferença de que as pernas e os braços se mexem ao mesmo tempo.
Nesse estilo, também não há uma compensação de ombros, isto é, o nadador não realiza o