PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Pesquisa em comunicação
Professora: Eiko Enoki
Aluno: Jefté Salles
RA: 1967959
São Paulo 20/11/2013
1
Introdução:
As Pesquisa qualitativas e quantitativas são definidas a partir do problema que precisa ser resolvido. A partir desse ponto que você precisará entender quais as ferramentas que serão necessárias para solucionar seu primeiro obstáculo.
Imaginemos que você decida compreender o fenômeno da falta de interesse dos jovens em relação ao uso da rede social “ORKUT”. Obviamente você precisará entender quais são as melhores ferramentas, os melhores métodos, verificar as causas envolvidas. Dependendo de qual caminho seguir, a pesquisa se desdobrará entre quantitativa ou qualitativa.
2
Pesquisa-Quantitativa:
Vamos imaginar que a intenção do pesquisador contratado seja medir, quantificar, o grau de satisfação dos habitantes de uma cidade de 17 mil habitantes em relação a gestão do atual prefeito do partido do PT. Para tanto, ele teria de optar pela pesquisa quantitativa, tendo em vista que ela põe na mesa tudo aquilo que pode ser “quantificável”, ou seja, ele iria mostrar em números as informações para então possuir a análise dos dados e chegar na conclusão. Como a pesquisa qualitativa requer o uso de estatísticas e de recursos, como: percentagens, média, mediana, coeficiente de correlação, entre outros, e o objetivo é o de apurar as opiniões explícitas dos entrevistados, o questionário representa um dos meios mais eficazes para testar de forma precisa as hipóteses levantadas.
As questões do tipo “fechadas”, é um conjunto de alternativas de respostas para se obter aquela que melhor representa o ponto de vista da pessoa entrevistada. Esse método garante uniformidade de entendimento por parte dos entrevistados, o que contribui para a precisão dos resultados.
Mediante tais postulados, consideram-se relevantes alguns procedimentos, entre eles:
* Quais serão os objetivos a